Procure por palavra-chave


"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros."
Allan Kardec (1804-1869)



  Boa noite, VISITANTE, seja bem-vindo(a)!
  Domingo, 19 de Agosto de 2018 - 03h31min



Biografia de Allan Kardec


Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em Lyon, França, em 3 de outubro de 1804. Estudou em Yverdon (Suíça) com o célebre Johann Heinrich Pestalozzi, de quem se tornou um eminente discípulo e colaborador. Aplicou-se à propaganda do sistema de educação que exerceu grande influência sobre a reforma dos estudos na França e na Alemanha. Lingüista insigne, falava alemão, inglês, italiano, espanhol e holandês. Traduziu para o alemão excertos de autores clássicos franceses, especialmente os escritos de Fénelon (François de Salignat de la Mothe).



O Educador

Fundou em Paris, com sua esposa Amélie Gabrielle Boudet, um estabelecimento semelhante ao de Yverdon. Escreveu gramáticas, aritméticas, estudos pedagógicos superiores; traduziu obras inglesas e alemãs. Organizou, em sua casa, cursos gratuitos de química, física, astronomia e anatomia comparada.

Membro de várias sociedades sábias, notadamente da Academia Real de Arrás, foi premiado, por concurso, em 1831, com a monografia Qual o Sistema de Estudo Mais em Harmonia Com as Necessidades da Época? Dentre as suas obras, destacam--se: Curso prático e teórico de aritmética segundo o método de Pestalozzi (1824); Plano apresentado para o melhoramento da instrução pública (1828); e Gramática francesa clássica (1831).


O Codificador

Foi em 1854 que o Prof. Rivail ouviu falar nas mesas girantes, fenômeno mediúnico que agitava a Europa. Em Paris, ele fez os seus primeiros estudos do Espiritismo. Aplicou à nova ciência o método da experimentação: nunca formulou teorias pré-concebidas, observava atentamente, comparava, deduzia as conseqüências; procurava sempre a razão e a lógica dos fatos. Interrogou os Espíritos, anotou e ordenou os dados que obteve. Por isso é chamado Codificador do Espiritismo. Os autores da Doutrina são os Espíritos Superiores. A princípio, Rivail objetivava apenas sua própria instrução. Mais tarde, quando viu que tudo aquilo formava um conjunto e tomava as proporções de uma doutrina, decidiu publicar um livro, para instrução de todos. Assim, lançou O Livro dos Espíritos em 18 de abril de 1857. Adotou o pseudônimo Allan Kardec, em referência a uma precedente existência, a fim de diferenciar a obra Espírita da produção pedagógica anteriormente publicada.


O Divulgador

Em janeiro de 1858 lançou a Revue Spirite (Revista Espírita) e em abril do mesmo ano fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Em seguida, publicou O que é o Espiritismo (1859), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868). Kardec desencarnou em Paris, em 31 de março de 1869, aos 64 anos, em razão da ruptura de um aneurisma. Seu corpo está enterrado no cemitério Père-Lachaise, na capital francesa. Seus amigos reuniram textos inéditos e anotações no livro Obras Póstumas, lançado em 1890. O túmulo de Allan Kardec no cemitério Père-Lachaise em Paris é o mais visitado por pessoas de todo o mundo e também o mais florido da França.



Conheça o Espiritismo
Uma nova Era para a Humanidade.




Confira a agenda com os próximos eventos!


Ouça as palestras públicas gravadas em áudio!




Visite a nossa galeria de fotos!


Fale com o Fé, Luz e Caridade!





Quem somos

Espiritismo

Serviços

Interação

Multimídia

Atividades

Cursos

Fale conosco

Galeria de fotos

Histórico

Localização

Palestras


Allan Kardec

Conheça a doutrina

Evangelho no lar


Agenda de eventos

Centro de Apoio

Links

Pesquisa



Downloads

Leitura

Quiz



Palestras

Compartilhe     


© 2018 Centro Espírita Fé, Luz e Caridade. Todos os direitos reservados.
Acompanhe